Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Saúde bucal- O que é e como cuidar?

Saúde bucal- O que é e como cuidar?

“Seu sorriso é o seu cartão de visita!”

Você deve ter escutado essa frase em algum momento de sua vida?

Esse dito popular é um importante reforço para ter uma saúde bucal saudável.

A boca desempenha funções vitais para o corpo, especialmente, a fala, a mastigação, a respiração, e por estar vulnerável, precisa de atenção e cuidados básicos, a fim de prevenir doenças que afetam a saúde bucal e também a saúde sistêmica.

As doenças mais prevalentes na cavidade bucal são: cárie, doença periodontal (gengivite e periodontite), lesões bucais e  maloclusão dentária. Entre as lesões bucais, o câncer bucal, merece destaque: o fumo e o álcool são os principais fatores de risco para seu desenvolvimento. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

A cárie dentaria e a gengivite são as doenças mais comuns. A cárie dentária é uma infecção causada por bactérias da boca, que produzem ácidos, a partir de restos de alimentos, principalmente açúcar, que formam placas duras (placa bacteriana) e aos poucos desgastam o esmalte do dente e o osso, causando dor. Nos casos, de usuários portadores de diabetes, usuários que fazem ingestão de alguns medicamentos que causam xerostomia e fatores sócio econômicos, podem contribuir para um aumento a infecção.

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode comprometer um ou mais dentes. Ela é causada pela placa bacteriana, também chamada de biofilme, uma fina película que adere à superfície dos dentes, quando a higiene da boca não é realizada de forma adequada pode levar a perda dos dentes (periodontite).

Segundo a Dentista da UBS Jardim Etelvina, Naiana Nolasco, alguma medidas básicas podem ajudar na prevenção de doenças que afetam a saúde bucal “Os cuidados básicos consistem em promover educação sobre uma dieta balanceada com redução de açúcares, orientação sobre higiene bucal adequada utilizando escova, dentifrícios fluoretados e fio dental, visitas regulares ao cirurgião dentista, redução do consumo de tabaco e bebidas alcoólicas.”

 HIGIENE BUCAL

 Adotar os cuidados com a saúde bucal diariamente, contribui para um sorriso saudável e a prevenção das doenças e outros problemas como por exemplo, o mau hálito.

  1. Escove os dentes três vezes ao dia;
  2. Use o fio dental diariamente;
  3. Tenha uma alimentação saudável e equilibrada;
  4. Evite o fumar e ingerir bebidas alcoólicas;
  5. Visite o dentista regularmente;
  6. Fazer o autoexame da boca.

PROCURE UMA UBS PARA ACOMPANHAMENTO E TRATAMENTO

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente atendimentos de odontologia e cuidados a saúde bucal, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que compõe a Atenção Primária à Saúde (APS). Nas UBSs, as equipes de saúde bucal, compostas por Cirurgião Dentista; Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal, realizam ações educativas nas escolas, creches, asilos e na própria UBS voltadas ao Controle das Doenças Crônicas e/ou às populações mais vulneráveis do território por meio de grupos educativos voltados aos cuidados materno infantil, aleitamento materno, alimentação saudável, hipertensão e diabetes, tabagismo. Durante os grupos as abordagem incluem exame epidemiológico; educação em saúde bucal; escovação supervisionada; entrega de escova e fio dental, bem como são intensificados a importância do autocuidado, da higiene bucal e do para autoexame da boca. Para os tratamento individuais são realizadas instruções sobre higiene bucal, remoção de placa e calculo dentário, controle da atividade da doença cárie, avaliação sistematizada de lesões bucais, abordagem do traumatismo dentário, restaurações, além dos tratamento de urgência e prescrição de medicações.

Colaboração: Equipes de Saúde Bucal das UBSs Jardim Etelvina e Thérsio Ventura

Sem comentários

Deixe uma resposta