Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Santa Marcelina promove evento pela Hora do Planeta

Santa Marcelina promove evento pela Hora do Planeta

Em sua sétima edição, a Hora do Planeta Santa Marcelina contou com atividades físicas, animação com o Panda, apagar das luzes e desafio para os participantes. 

Neste sábado (24), a rampa de entrada do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, foi cenário para a mobilização da Hora do Planeta, iniciativa internacional com objetivo de mobilizar o maior número de pessoas para as causas ambientais e reflexão sobre os impactos nas mudanças climáticas do planeta. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas entre colaboradores, alunos, famílias e usuários dos serviços de saúde Santa Marcelina, na zona leste da cidade de São Paulo.

Durante 60 minutos, os Hospitais e as Unidades de Saúde reduziram parcialmente suas luzes, mantendo apenas a iluminação prioritária para atendimento aos usuários.

“O Santa Marcelina tem o compromisso de cuidar e preservar o meio ambiente, promovendo o cuidado de cada pessoa que vive nele. Portanto, precisamos adotar simples hábitos que ajudem o Planeta.”

Na programação, foram realizadas atividades físicas orientadas por educadores físicos, chegada do mascote da ONG WWF, o Panda, caminhada nas ruas do entorno do Hospital e um brunch com alimentação saudável preparado pela equipe de saúde e meio ambiente da APS Santa Marcelina.

Esta 7ª edição da Hora do Planeta Santa Marcelina contou, ainda, com um gesto concreto lançado pela instituição, o “Plástico Zero”, que visa conscientizar colaboradores, familiares e usuários sobre o consumo do plástico no dia a dia e seus impactos ao meio ambiente. E para dar o ponta pé inicial, foi entregue uma caneca para que deixassem de utilizar o copo descartável. Ainda, durante a caminhada, além de chamar atenção dos moradores, os mesmos foram convidados à apagar as luzes de suas residências.

“Foi muito importante ver a mobilização das pessoas e perceber o engajamento para mudar seus hábitos em prol das causas ambientais”, destacou Paulo Valverde, gestor de meio ambiente da APS Santa Marcelina 

Visita do Panda

Entre os dias 17 e 23 de março, semana que antecedeu a Hora do Planeta, o mascote da WWF, o Panda, visitou os diversos departamentos dos Hospitais Santa Marcelina- Itaquera,Itaim Paulista, Itaquaquecetuba e Cidade Tiradentes, e Unidades de Saúde da APS para sensibilizar colaboradores, pacientes e seus familiares sobre a importância da Hora do Planeta, e convidar para o evento realizado no ultimo dia 24.

A iniciativa de visitar os setores hospitalares e UBSs faz parte da mobilização da institucional em prol das causa ambientais. Segundo organizadores, o objetivo é propor uma visita humanizada aos pacientes e colaboradores, promovendo ainda a consciência ambiental com a animação do Panda.

Sobre a Hora do Planeta:
A Hora do Planeta (Earth Hour) é uma ação mundial idealizada pela Organização Não Governamental (ONG) WWF, que busca conscientizar toda a sociedades para as questões ambientais e sua consequência para o Planeta. No dia 25 de março será realizado um ato simbólico em que Governos, Instituições, Pontos Turísticos e a população são convidados a desligarem as luzes durante 1 hora, entre as 20h30 e 21h30 para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável. Todos podem participar, desligue você também as luzes nas horas em que tenha luz natural suficiente para realizar suas atividades. Além de economizar em sua conta de energia, ajudará também a melhorar nosso meio ambiente. Em 2016 chegou a iniciativa atingiu 178 países e territórios, a mais de 9000 cidades e vilas. Neste ano, pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar o rumo das alterações climáticas.

Sem comentários

Deixe uma resposta