Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Missa é celebrada em comemoração aos 22 anos da APS Santa Marcelina

Missa é celebrada em comemoração aos 22 anos da APS Santa Marcelina

Celebração reuniu cerca de 200 convidados sob o tema de preservação da Casa Comum.

Na tarde do dia 25 de abril, colaboradores, usuários e Irmãs Marcelinas se reuniram no Salão do Centro Infantil (CI) Santa Marcelina, próximo ao Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, para agradecer pelos 22 anos de atuação da Atenção Primária à Saúde- APS Santa Marcelina em missão aos cuidados da população da zona leste de São Paulo.

A solenidade religiosa foi presidida pelo  Padre Domingos Savio, da Paroquia Nossa Senhora do Divino, que em sua homilia reforçou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos serviços de saúde em prol do cuidado e atenção às famílias e fez uma relação com a preservação do meio ambiente “Neste momento queremos agradecer à Deus pela missão da APS Santa Marcelina, que está conectada aos cuidados ambientais, ao Planeta. Por isso, somos vocacionados a sermos zeladores desse cuidado e com a responsabilidade de promover a comunhão e a fraternidade que favorecem o cuidado integral.”

Durante a celebração, colaboradores de diversas categorias participaram da procissão de entrada, carregando uma flor como símbolo de paz e fraternidade, e gesto de compromisso com o meio ambiente. Outro momento especial, foi a entrada dos Agentes de Promoção Ambiental (APA) que apresentaram cartazes com os principais impactos ao meio ambiente, seguidos por gerentes que carregavam sementes de planta e um jarro de água, simbolizando o cultivo de hábitos mais saudáveis em prol do meio ambiente e da saúde.

Ao final da celebração, Vilma Moreira, Diretora Adjunta da APS e as Irmãs Marcelina- Ir. Monique Bourget, Diretora da APS, e Ir. Rosane Ghedin- Diretora Presidente da Rede de Saúde Santa Marcelina, relembraram a história de início das primeiras equipes do Projeto QUALIS e as Irmãs, que foram responsáveis pela assinatura do contrato. Ainda, agradeceram aos colaboradores pelo compromisso e incentivaram a continuidade da missão.

“Esses anos de atuação foram possíveis pela “paixão” de um grupo que acreditou que poderia mudar a realidade dessa população. Hoje celebramos e pedimos à Deus que essa paixão continue em todos que fazem parte dessa nobre missão e continuem acreditando que é possível transformar vidas, por meio dos serviços que ofertamos”, concluiu a Diretora Adjunta.

AS PRIMEIRAS EQUIPES

Em 1996, o Santa Marcelina deu início as primeiras 27 equipes de Saúde da Família no município de São Paulo, por meio do Projeto QUALIS em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, tendo como base o Programa Saúde da Família, implantado no pais desde 1994.

As primeiras equipes foram implantadas em 9 Unidades da zona leste da capital, uma média de 03 equipes por serviço, nas regiões de Cidade Tiradentes- UBS Barro Branco e UBS Dom Angélico; Itaquera- UBS Jardim Copa; Guaianases- UBS Jardim Fanganielo; Itaim Paulista- UBS Parque Santa Rita; Penha- UBS Vila Guilhermina; Ermelino Matarazzo- UBS Costa Melo; e Aricanduva- UBS Vila Formosa. Cada equipe era formada por 05 agentes comunitários de saúde, 01 auxiliar de enfermagem e 01 médico generalista e 01 só enfermeiro para as 03 equipes, que acompanhavam, mensalmente, mais de 1000 famílias.

Em 1998, a SES autorizou a implantação de equipes de saúde bucal a cada duas equipes de saúde da família assim como regularizou o número de enfermeiros e instituiu a função de gerentes nas Unidades QUALIS, com a finalidade de qualificar a assistência prestada. Entre os anos 2000 a 2002, ocorrerem a municipalização da saúde, transferindo a parceria da secretaria do Estado para a Secretaria Municipal, e o então Projeto QUALIS, que já contava com 24 Unidades e 98 equipes passou a ser chamado PSF. Nessa nova gestão municipal o número de equipes de saúde da família, em 2005, ampliou, rapidamente, para 259 equipes, divididas em 56 Unidades.

Com a reorganização dos setores das coordenadorias e o chamamento das RASTS- Redes de Atenção nas Supervisões Técnicas de Saúde – o Santa Marcelina teve uma redistribuição de algumas unidades e concentrou as suas atividades nas regiões do RASTS- 10, São Miguel e Itaim Paulista e do RASTS-11, Itaquera, Guaianases e Tiradentes.

Atualmente, a Instituição gerencia 235 equipes divididas em 46 Unidades com ESF, que matriciadas pela equipe multidisciplinar NASF acompanham cerca de 240 mil famílias/mês, quase 1 milhão de pessoas, e promovem intervenções no território sob as questões ambientais com apoio do PAVS- Programa Ambientes Verdes e Saudáveis. Através das outras unidades e modalidades, APS Santa Marcelina atinge um território de quase 2 milhões de pessoas e 7 mil colaboradores.

Nesta importante trajetória, o Santa Marcelina tem fortalecido nesse território, o ensino das graduações de enfermagem e medicina como também as pós-graduações e especializações de modalidade de residência. Mas o foco principal desses últimos tempos tem sido de melhorar a comunicação e a regulação entre os serviços, incluindo os hospitais da região para que a população se sinta cada vez melhor cuidada e acompanhada.

Sem comentários

Deixe uma resposta