Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Hanseníase: Saiba o que é e como tratar

Hanseníase: Saiba o que é e como tratar

A hanseníase é um doença infecciosa crônica e transmissível pelo ar (tosse ou espirro) causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, com a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos com capacidade de ocasionar lesões neurais lesões e danos na pele.

Conhecida também como Lepra, nos mais tempos antigos, a doença ainda é um problema de saúde pública no Brasil, que ocupa o 2º lugar no mundo em casos.

 

 

24

Diagnóstico e tratamento| Ao perceber algum dos sintomas, procurar um serviço de saúde é o mais recomendado para consulta e realização de exames específicos que auxiliam no diagnóstico. Após avaliação clínica, o profissional de saúde fará os encaminhamentos necessário para o tratamento ambulatorial, por meio de medicamentos seguros e eficaz, e sem a necessidade de internação.

A hanseníase não tratada pode causar diversas complicações à saúde, por isso é importante ficar atento aos sintomas e realizar o tratamento de formar adequada.

 

 

 

 

 

 

 

Prevenção e apoio à população| Na zona leste da cidade de São Paulo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da APS Santa Marcelina estão intensificando nos territórios a busca ativa da doença e reforçando as orientações sobre a hanseníase para a população.

Durante as visitas domiciliares, as equipes estão entregando informativos e esclarecendo as dúvids sobre sintomas, tratamento e prevenção para as famílias. Na comunidade, a abordagem também tem acontecido nos comercios locais, pontos de encontros da população e feiras populares, a fim de atingir o maior número de pessoas.

“Estamos realizando orientação casa a casa, palestras nos grupos de saúde e nas reuniões com os membros do conselho gestor, visando esclarcer o tema à população, envolve-los para que ajudem a ampliar aos demais na comunidade”, explicou a gerente da UBS Vila Cosmopolita, Roberta de Miranda

Além das orientações sobre a doença, as equipes tem apresentado  à população os serviços ofertados pela UBS para auxiliar o usuário, caso perceba os sintomas da hanseníase.

Sem comentários

Deixe uma resposta