Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais
APS Santa Marcelina  >  Noticias   >  Meio Ambiente   >  Unidades são certificadas com Selo Broto

Unidades são certificadas com Selo Broto

No mês de junho, as UBSs Santa Inês, em São Miguel Paulista e Jardim Bandeirantes, em Guaianases, foram certificadas com o 2º selo socioambiental (broto), um sistema de Certificação Interna que valoriza as boas práticas socioambientais nas Unidades da APS.

As certificações ocorreram entre dos dias 12 e 22 de junho, e contaram com as presenças da Diretoria da APS Santa Marcelina, Ir. Monique Bourget, Ir. Giuseppina Raineri- Vice-Presidente da Rede de Saúde Santa Marcelina, Coordenadora da Comunidade das Irmãs Marcelinas – Ir. Aide, Gestor Regional do PAVS Jefferson e Gestores Ambientais das Regiões.

Para conquistar o segundo selo ambiental, foi necessário que as equipes seguissem as Políticas Socioambientais Santa Marcelina, diretrizes legais, as normativas- RDC 306/2004, a NBR10004, NR09 e as Orientações Socioambientais (OSA’s). E entre as ações realizadas pelas equipes estão o uso correto das lixeiras- resíduo comum e descartáveis, uso de canecas, parcerias com cooperativas, entre outras como coleta de óleo, pilhas e medicamentos.

Na UBS Santa Inês, além das ações realizadas, a gerente Ana Claudia tem sinalizado o envolvimento da equipe neste processo e que não para apenas no segundo selo, “estamos desenvolvendo um projeto especifico para a realidade da Unidade, que inclui também o uso racional dos recursos naturais como energia e água. ”

De acordo com o gestor regional do PAVS, Jefferson Rodrigues, as Unidades certificadas têm realizados diversos projetos no território relacionados a promoção de saúde da população, obtendo bons resultados. Ainda segundo o gestor, ações promovidas internamente na unidade pelo programa da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) está contribuindo para o fortalecimento desses resultados, o que também contribuiu para a conquista total do selo socioambiental.

Durante as cerimônias de certificação, Ir. Monique Bourget, Diretora da APS Santa Marcelina, aproveitou para agradecer as equipes multiprofissionais das Unidades pelo empenho e compromisso com a “Casa Comum”, se referindo a encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco.

“Que Deus continue dando coragem e garra a cada um de vocês neste cuidado com a “Casa Comum”, a qual vivemos e cuidamos das pessoas com espirito de irmãos. Esse momento feliz é um sinal de que esse trabalho está no caminho certo! ”, destacou a Diretora.

Para os próximos meses, outras Unidades passarão pela avaliação da equipe técnica de Saúde e Meio Ambiente, afim de verificar se estão atendendo os critérios para receber o 2º selo. Atualmente, 27 Unidades da APS são certificadas com o selo semente.

Para saber mais sobre o selo socioambiental, acesse a área de Saúde e Meio Ambiente.

Fonte: Comunicação APS

Sem comentários

Deixe uma resposta