Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Unidades animam usuários para as folias de carnaval e reforçam prevenção as DST

Unidades animam usuários para as folias de carnaval e reforçam prevenção as DST

Nos dias de pré carnaval, as equipes de saúde abordaram a prevenção de doenças nesta época do ano e organizam momentos de integração com usuários.

Em alusão as festividades de Carnaval, iniciada na sexta feira (05), na zona leste de São Paulo, as equipes de saúde organizaram uma programação para alertar a população sobre os cuidados com a saúde, especialmente com a Doenças Sexualmente Transmissiveis (DST) que estão mais em evidência nesta epoca do ano.

Na região de Cidade Tiradentes, a UBS com ESF Carlos Gentile intensificou a temática aos usuarios que passavam em atendimento pelo serviço e durante as visitas domiciliares. Na UBS Fazenda do Carmo, a equipe de Farmácia realizou palestras para os usuários e intensificou o tem no Grupo de Saúde da Mulher, incentivando o uso de preservativos e prevenção das DSTs

“Dentre os serviços prestados tivemos palestras sobre o uso dos preservativos, o trailer LGBT de São Miguel para realização de testes rápidos de HIV e sífilis, distribuição de preservativos masculino e feminino”, comentou a Gerente Cátia.

Nas regiões de Guaianases, a equipe da UBS Jardim Bandeirantes realizou o “Band Folia” sensibilizando a comunidade e realizando a entrega do kit de preservativo e oferta do o teste rápido. Na mesma região, as UBS Jardim Fanganielo e AMA Juscelino Kubstechk realizaram roda de conversas com os usuarios, abordando os cuidados básicos com a saúde durante as folias.

, os colaboradores e a população se fantasiaram, contamos também com as ilustres presenças dos senhores Arnaldo, Paulo Gilson e Roberta enaltecendo e prestigiando o evento. A principal mensagem que os colaboradores da ESF Carlos Gentile deixaram foi que o carnaval é uma ótima época para o divertimento, alegria, relacionamentos e descontração, porém, lembre-se de que a vida continua depois de fevereiro/março e que ela pode se tornar muito melhor ou muito pior. Só depende do que você fizer com ela! E mesmo debaixo de muita chuva o Carnagentile cumpriu sua missão e mais uma vez nossa população percebeu que esta unidade caminha a passos largos na busca pela excelência e humanização do atendimento com muita alegria, responsabilidade e inclusão social. Frisando que o Carnagentile é um evento pontual, mas o trabalho preventivo ocorre na unidade durante todo o ano.

COMEMORAÇÃO E FOLIA

Algumas equipes, além das orientações, realizou momentos integrativos com os usuários promovendo alegria, socialização e desconstração.

A UBS Jardim Lapenna, em São Miguel, reuniu seu grupo de idosos no dia 01 de março e realizou atividades que voltadas a qualidade de vida após os 60 anos (estímulo para a vida social e interação), dança circular e as tradicionais marchinhas de carnaval.

No CER/APD Jardim Campos, no Itaim Paulista, os usuarios que estavam em atendimento no serviços participaram de atividades, organizadas pela equipe multiprofissional,  com a temática do Carnaval. Na UBS Cidade Kemel houve orientação à população sobre a importância da vacinação contra febre amarela através de uma palestra com médico, uma caminhada e alongamento com o tema pré folia com apoio do NASF.

Na UBS Jardim Silva Teles aconteceu o Bloquinho da Saúde que reuniu os participantes do grupo de práticas saúdavel e orientados pelo Educador Fisíco, André Araujo, animaram a rua proxima a Unidade, intensificando os cuidados durante as dias de folia.

Em Itaquera, aconteceu o CARNACAPS que reuniu profissionais e usuarios dos diversos serviços da região. A ação passou por algumas ruas do bairro, visando promover a produção de saúde através da manifestação cultural e inserção social. Cerca 40 idosos da UBS/URSI Conjunto Ae Carvalho, por meio do grupo de musicoterapia participaram do Desfile de carnaval, realizado no territorio da unidade, animando as ruas do entorno.

Por fim, o usuários dos serviços de saúde mental da APS- CAPS Alcool e Drogas, Adulto, Infanto Juvenil e Residência Terapeutica também vivenciaram as folias de carnaval, organizado pelas equipes dos serviço. Entre as atividades estavam bailes, desfiles de fantasias, marchinhas. No Itaim Paulista, o Bloco Sambalelé reuniu aproximadamente 150 participantes de todo território

De acordo com os serviços, ações como estas são ofertadas pelos serviços de saúde mental com a finalidade de promover maior socialização e autonomia aos usuários acompanhados.

Sem comentários

Deixe uma resposta