Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Tuberculose: Unidades de Saúde realizam diagnóstico precoce e ofertam tratamento gratuito

Tuberculose: Unidades de Saúde realizam diagnóstico precoce e ofertam tratamento gratuito

Equipe da UBS Jardim Jaraguá visita feiras livres do território para alertar usuários sobre a doença.

A tuberculose continua a merecer especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade como um todo, apesar de ter tratamento e cura. Causada pela bactéria Mycobaterium Tuberculosis (bacilo de Koch), que atingi os pulmões (TB pulmonar), a doença pode atingir outras partes do corpo (TB extrapulmonar) como:  pleura, meninges, gânglios, rins, bexiga, fígado, intestino, pele e ossos.

A transmissão da tuberculose ocorre de maneira direta através das vias aéreas da pessoa contaminada- ao falar, espirrar ou tossir pequenas gotículas de salivas que contém o agente infeccioso. E o seu desenvolvimento pode estar relacionado a fatores como a desnutrição, diabetes, tabagismo, imunodepressão (HIV), entre outros.

SINTOMAS

De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011, os sintomas* da Tuberculose podem se apresentar de diversas formas:

  • Primários- mais comum em crianças e clinicamente apresenta-se, na maior parte das vezes de forma disfarçada, apresentando irritadiço, febre baixa, sudorese noturna, inapetência e o exame físico pode ser inexpressivo;
  • Pós-primária (ou secundária) ocorre em qualquer idade, sendo mais prevalente no adolescente e no adulto jovem, sua característica principal é a tosse seca ou produtiva;
  • Miliar é vinculada ao aspecto radiológico pulmonar, é uma forma grave da doença e ocorre em 1% dos casos em pacientes com HIV soronegativos e em até 10% dos casos soropositivos em fase avançada de imunossupressão.

A doença conta, ainda, com sintomas clássicos mais comum em crianças e adultos jovens, “Os mais conhecidos são a febre, astenia e emagrecimento, que em associação com tosse persistente, produtiva ou não (com muco e eventualmente sangue), se apresentam em 80% dos casos.”, esclarece Mônica Oliveira, enfermeira que atua na UBS Jardim Maia, em São Miguel Paulista.

Com o surgimento dos sintomas, o usuário deve procurar um serviço de saúde para uma avaliação clínica e acompanhamento de sua saúde, realizando inicialmente exames clínicos como baciloscopia de escarro, RX de tórax. E na suspeita clínica, o médico pode solicitar exame em materiais biológicos diversos.

Com os avanços da medicina, a Tuberculose tem cura e pelo SUS o tratamento gratuito, garantindo medicamentos e acompanhamento médico e de enfermagem, mensalmente, em uma Unidade Básica de Saúde e o período mínimo de tratamento é de 6 meses.

Para familiares ou pessoas próximas que tiveram contato com o usuário, estes são encaminhados para avaliação medica realizando o diagnóstico precoce, a fim de prevenir a não transmissibilidade na comunidade

“Acolhemos os casos positivos e buscamos tratar o mais breve possível, realizamos notificação para vigilância de saúde, solicitamos  exames  laboratoriais complementares, estabelecemos  o tratamento supervisionado com apoio do agente comunitário de saúde,  que observa diariamente a ingestão medicamentosa, conforme prescrição medica. Além disso, alguns benefícios são ofertados para que o usuário tenha um aporte alimentar, garantindo o peso e o seu estado geral de saúde”, destaca a Enfermeira, Raquel Engi, da UBS Carlos Gentile.

Na UBS Carlos Gentile, o usuário em tratamento conta com consulta medica mensal garantida na agenda, consulta odontológica e farmacêutica, visita de enfermagem a fim de observar condições ambientais, socioeconômicas e vulnerabilidade social.

“A equipe está sensibilizada para detectar pacientes “sintomáticos respiratórios” que são questionados em visita domiciliar pelo agente de saúde”, comenta Engi.

FIQUE ATENTO!

É importante estar atento aos sintomas e em caso de suspeitas, o usuário deve procurar, imediatamente, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Na APS Santa Marcelina, as UBSs estão organizadas para acolher os casos e ofertar tratamento gratuito pelo Sistema Unico de Saúde (SUS). No combate a doença, as equipes intensificam regularmente ações preventivas de conscientização a população, campanhas de busca ativa nos territórios e de sensibilização durante as visitas domiciliares.

Sem comentários

Deixe uma resposta