Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

UBS Jardim Robru Guaianases oferta tratamento humanizado para quem quer parar de fumar

UBS Jardim Robru Guaianases oferta tratamento humanizado para quem quer parar de fumar

Com apoio aos usuários tabagistas, o serviço de saúde oferta tratamento e acompanhamento para quem quer parar de fumar

Nesta quinta feira (31 de maio), foi comemorado o Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco e Sem Fumo, a data visa alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao fumo, bem como reforçar os benefícios à saúde quando o tabagista deixar o vício. Segundo o Ministério da Saúde (MS) o tabagismo é responsável por 25% das mortes por infarto do miocárdio, 90% dos casos de câncer no pulmão, 25% das doenças vasculares e 30% de mortes decorrentes de outros tipos de câncer.

Abandonar o vício não é uma tarefa simples, pois, o cigarro causa dependência química e quem decide deixa-lo passa por grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento. Por isso, ações de combate ao vício são ofertadas para auxiliar aos dependentes. Como em Guaianases, os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Robru-Guaianases podem contar com o apoio do Grupo Antitabagismo ofertado pelo serviço, gratuitamente, e realizado às terças feiras com duração, prevista, de 03 meses.

Os usuários que desejam parar fumar são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por Assistente Social, Psicólogos, Enfermeira, Farmacêutica, Dentista e Médica, que realizam abordagens e estratificação dos usuários, afim de avaliar o nível de motivação, antes da formação do grupo. “Nosso objetivo é motivar a cessação através de abordagens específicas e com métodos dinâmicos levando em consideração ao perfil dos participantes”, explica a Assistente Social, Vanda Venâncio.

Antes de iniciar o grupo, os profissionais buscam abordar questões sociais, terapêuticas e psicológicas visando entender o perfil do participante e o encaminhamento adequado para o tratamento, oportunizando, ainda, espaços para que ele compartilhe suas motivações e expectativas. Outro método utilizado no grupo é o processo de humanização entre os profissionais e usuários, que ao longo do tratamento buscam fortalecer o vínculo de amizade, apoio e parceria “buscamos sempre efetuar um elo de amizade entre os participantes, o que acaba fortalecendo o não abandono”, destaca a Assistente Social.

Mesmo cumprindo o prazo proposto para o desenvolvimento do grupo, a equipe realiza a cada seis meses encontros com os ex-tabagistas que participaram de grupos anteriores, afim de acompanhar a evolução dos usuários e trocar experiências.

Desde outubro de 2017, a ação já resultou numa média de 80 participantes, no qual cerca de 85% deles abandonaram o vício efetivamente.

“O conjunto das ações multiprofissionais contribuem para que tenhamos mais sucesso nos resultados do grupo”, destaca a Gerente, Renata.

Atualmente o grupo conta com 20 participantes entre 35 a 60 anos. E de 2015 a 2018, já tratou 68 casos que pararam de fumar.

GRUPO DE TABAGISMO

Para quem mora em outras regiões da zona leste de São Paulo, outras Unidades da APS Santa Marcelina, nas regiões de Cidade Tiradentes, Itaim Paulista e Itaquera ofertam grupos para quem deseja parar de fumar. E para saber, quais Unidades mais próximas de sua residência, acesse o site da APS e digite o seu cep.

Sem comentários

Deixe uma resposta