Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

DOENÇAS DO RIM- O que você precisa saber para prevenir?

DOENÇAS DO RIM- O que você precisa saber para prevenir?

Cerca de 850 milhões de pessoas no mundo sofrem com doenças renais.

Os rins são órgãos vitais do corpo humano, necessários para o bom funcionamento do organismo, com funções importantes como eliminar os resíduos, produzir hormônios e a urina. Mas devido a fatores externos como a falta de uma alimentação equilibrada e a pouca ingestão de liquido, esses órgão acabam sofrendo de alguns problemas que poderiam ser evitados, tais como:

• Perda da função renal (insuficiência renal)
• Cálculos renais (pedra nos rins)
• Infecção renal
• Cistos renais
• Tumor ou câncer de rim

De acordo com Raquel Engi, enfermeira da UBS Carlos Gentile, a insuficiência renal é uma das doenças mais prevalentes na população com diabetes e pressão alta.

“Ela ocorre quando o rim perde a capacidade de filtrar resíduos, sais e líquidos do sangue. Por isso, é necessário o controle e a prevenção das doenças crônicas, que podem levar à deterioração renal progressiva e eventualmente necessidade de hemodiálise e/ou transplante para seu tratamento.”, comenta Engi.

Dentre as orientações mais recomendadas estão o acompanhamento e tratamento rigorosos da saúde, através da Unidade Básica de Saúde, que ofertam grupos educativos e acompanhamento com equipes multiprofissionais. Além disso, adotar medidas simples pode contribuir para evitar maiores agravos ao órgão, entre elas:

• Evitar o consumo em excesso de sal, carne vermelha e gorduras;
• Controlar o peso corporal e a pressão arterial;
• Controlar o colesterol e a diabetes;
• Não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas;
• Não fazer uso de medicamentos sem orientação médica ou farmacêutica – Os anti-inflamatórios, por exemplo, são medicamentos que podem levar a insuficiência renal;

Conscientização
A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) lançou recentemente o tema ‘Saúde dos Rins para Todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina’, visando ressaltar a importância da saúde renal e conscientizar as pessoas sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC).
De acordo com a SBN, estima-se que haja atualmente no mundo 850 MILHÕES DE PESSOAS com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

Sem comentários

Deixe uma resposta