Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Serviços de Saúde Mental promovem ações em prol da Luta Antimanicomial  

Serviços de Saúde Mental promovem ações em prol da Luta Antimanicomial  

Entre os dias 14 e 18 de maio, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Serviço de Residências Terapêuticas (SRT) se reuniram para fortalecer o Movimento da Luta Antimanicomial. 

Comemorado oficialmente no dia 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial visa reforçar a luta por mudanças no tratamento de pessoas que sofrem com problemas mentais. A data marca a formalização de novas legislações da implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial, através, da Reforma Psiquiátrica.

Como parte das ações programadas nas Unidades de Saúde Mental,  as equipes organizaram atividades de conscientização e reflexão sobre o movimento, por meio, de rodas de conversas, palestras, oficinas, apresentações culturais e passeatas com cartazes e frases de apoio para incentivo a causa.

Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), em Guaianases, convidaram a comunidade para participar das temática preparadas pelas equipes. Direito à moradia, reinserção social, respeito e exercício da cidadania, assim como as demais conquistas que os moradores tiveram desde que estão no território, foram alguns temas abordados com a participação do moradores das SRTs, que compartilharam suas histórias de vida e rotina diária no serviço, emocionando os presentes.

Na região do Itaim Paulista, os serviços como CAPSs Adulto, Infantojuvenil e Àlcool e Drogas, Unidades de Apoio em Saúde Mental Silva Telles e Jardim Nélia, CECCO Chico Mendes se reuniram para as atividades organizadas em rede com a participação da comunidade e equipes das UBSs do território.

E para encerrar a Semana da Luta, cerca de 100 participantes entre colaboradores, usuários e familiares acompanhados dos serviços estiveram na Avenida Paulista para apoiar o movimento, que reuniu diversos serviços de saúde mental do município de São Paulo. No trajeto, usuários dos CAPS e moradores dos SRT levaram cartazes com frases de apoio e incentivo a causa, que visa a melhoria no atendimento e assistência às pessoas com transtorno mental.

“Nossa ideia é reduzir o estigma relacionado à pessoa com transtorno mental e dar maior visibilidade às ações de reabilitação psicossocial e no cuidado aos usuários”, comentou Sabrina Slivinskis, gerente no CAPS Adulto Itaim Paulista.

Outro momento realizado dedicado a Luta Antimanicomial, foi organizado pela Coordenadoria de Saúde Leste (CRLS), o 1°Seminário sobre os Desafios da Desinstitucionalização da Semana da Luta Antimanicomial, aconteceu no dia 23 de maio na Faculdade Santa Marcelina – Itaquera, e contou com a participação de profissionais da área, convidados e usuários dos serviços de saúde mental.

“Quando minha família percebia que tinha alguma coisa, eles me internavam no Pinel (Hospital Psiquiátrico Pinel), foi tanta coisa acontecendo comigo lá. Hoje, vivo na residência tenho liberdade, adoro morar com o pessoal agora sim me sinto feliz”. – Disse, Elisabete – Moradora da Residência Terapêutica de Itaquera (feminina). 

Sem comentários

Deixe uma resposta