Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

SANTA MARCELINA CONTA COM PARCERIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

SANTA MARCELINA CONTA COM PARCERIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

Segundo os dados do Ministério da Saúde, 215.217 pessoas morreram, em 2016, de câncer no Brasil, sendo 53.907 apenas no Estado de São Paulo, 25% do total de óbitos por essa causa no país.

Nesta segunda feira (8 de abril) é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer, com objetivo de conscientizar e informar a sociedade sobre os cuidados de prevenção da doença, considerada a segunda doença que mais mata em todo mundo.

Em meio as melhorias socioeconômicas e sanitárias das pessoas, e diminuição das doenças infecciosas, as pessoas estão optando com frequência por hábitos de vida,  que as submetem as agressões ambientais e nutricionais, contribuindo para o crescimento das condições crônicas, como o segundo diagnóstico mais comum, o câncer, também conhecido como neoplasias que acometem crianças, jovens e adultos.

No Sistema Único de Saúde (SUS), o diagnóstico e tratamento da doença é oferta por serviços especializados, por meio de instituições de saúde de alta complexidade presentes em todo território nacional. Porém, as dificuldade de acessos em alguns lugares, contribuem para que o paciente tenha que vivenciar algumas experiências negativas na tentativa de buscar por serviços adequados.

Em Itaquera, zona leste de São Paulo, o Hospital Santa Marcelina, em parceria com a TUCCA Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, tem feito diversos esforços para aprimorar a resposta em oncologia pediátrica com capacitação de seu corpo clínico e de operacionalização das pactuações realizadas com o poder público a fim de melhorar a cada dia sua atuação, agilizando o tempo    de reposta.

“Para conseguir que o tempo entre o aparecimento dos primeiros sinais ou sintomas e o encaminhamento a um centro especializado seja o menor possível, é necessário um grande esforço em vários níveis, tais como: educação dos estudantes e dos profissionais da saúde e treinamento do pessoal de atendimento da rede primária para estarem qualificados a identificar os sinais precoces do câncer, bem como fluxos e processos capazes de entregar o cuidado certo, no momento certo, no lugar mais apropriado.”, explica o Assessor Médico, Morris.

Em prática, a Instituição se destaca em iniciativa voltadas ao reconhecimento precoce e o diagnóstico oportuno pelas equipes de saúde, incluindo campanha publicitária sobre o tema e a disponibilização de um curso em formato EAD, aberto a toda rede de saúde da região. E a ampliação do acesso em oncologia pediátrica nos diferentes pontos da rede, incluindo serviços como AMAs, Prontos-Socorros (PS), Unidades de Prontos-Atendimentos (UPA) e hospitais, que no limite, propiciarão ao paciente pediátrico com suspeita de câncer chegar ao especialista talvez até na mesma semana do seu primeiro atendimento.

Além da assistência prestada, a Instituição firmou uma parceria com a Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP) para produção de pesquisas de alta relevância como o caso das pesquisas sobre diagnóstico precoce do câncer colorretal e de colo uterino, atualmente sendo executada nas suas unidades da Atenção Primária à Saúde (APS). A pesquisa contribui para uma intervenção a tempo entre aparecimento dos primeiros sinais e sintomas da doenças.

Esse trabalho de ponta, vem acumulando ao Santa Marcelina resultados assistenciais positivos no enfrentamento do câncer, com a redução da mortalidade por câncer nos últimos anos- superior a 10%, com aumento do número de casos atendidos na ordem de 22% e de internações realizadas de 20%.

SANTA MARCELINA  E TUCCA

Inaugurado em 1961, o Hospital Santa Marcelina é considerado uma referência de alta complexidade para região e um dos hospitais- escola do Estado de São Paulo, com 729 leitos.

Oferta serviços pelo SUS há 31 anos e ao longo desse anos tem aprimorado seu protagonismo na promoção de cuidados para os pacientes no país, em especial para a região leste da cidade de São Paulo, e demais territórios nacionais. Em sua rede de atenção, possui atuação de grande relevância na APS com a cobertura de quase dois milhões de pessoas e diversos pontos de rede sob sua gestão, incluindo a administração de dois hospitais na capital e outro na região metropolitana, totalizando um conjunto hospitalar com mais de 1.400 leitos.

Quando se trata de doenças de alta complexidade, como o câncer, a Instituição atualmente participa da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer sendo considerado um Centro de Alta Complexidade em Oncologia, com serviço de Oncologia Pediátrica, a maior habilitação possível para os serviços do SUS, dando acesso a todas as etapas do diagnóstico e do tratamento do câncer de acordo com as melhores práticas preconizadas na rede pública.

O Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina, mantido em parceria com a TUCCA Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, já assistiu aproximadamente 3.500 pacientes, atingindo índices de cura ao redor de 80%, comparáveis aos mais renomados centros de referência em oncologia pediátrica do Brasil e do mundo.

A importância do trabalho realizado pelo Hospital e a qualidade de seu corpo clínico ofertam o acesso ao melhor diagnóstico e tratamento, que vão além do próprio SUS, uma vez que o serviço foi e continua sendo sede de pesquisas clínicas relacionadas a novas formas de prevenir, diagnosticar, tratar o paciente, mesmo antes da disponibilização daquela tecnologia no sistema.

O Santa Marcelina reforça sua missão institucional de apoiar a existência de um SUS universal, integral e equitativo, política pública fundamental no reconhecimento da saúde como direito e como alicerce de dignidade humana.

Sem comentários

Deixe uma resposta