Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO É ABORDADO NAS UNIDADES

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO É ABORDADO NAS UNIDADES

Profissionais usam a cor amarela e alertam usuários de como ajudar a prevenir novos casos.

Com números surpreendentes de pessoas que se suicidam, o amarelo foi a escolha para elucidar o mês de setembro. E para fortalecer a campanha, as equipes de saúde vestiram a cor amarela durante suas atividades, a fim de chamar atenção da comunidade para a prevenção dos suicídios.

Em alusão a Campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) que visa alertar a sociedade sobre os casos de suicídio e conscientizar sobre os meios de prevenção, as equipes ao longo do mês promoveram ações de acolhida, integração e socialização dos usuários para reforçar a finalidade da campanha.

Na região do Itaim Paulista, os serviços de saúde (UBSs Jardim Nélia, Parque Santa Rita, Curuçá Velha e Nova Curuçá, Rede Hora Certa, CER Camargo Novo e os CAPSs Adulto e Infantojuvenil) organizaram caminhada, atividades de meditação, relaxamento entre colaboradores, palestras para os usuários, que passavam em atendimento, distribuição de mensagens e visita às escolas para abordar o assunto com adolescentes. Ainda na região, a equipe ESF/NASF da UBS Jardim Jaraguá, promoveu o Miss 3ª Idade para mulheres entre 30 e 60 anos de idade com o propósito de promover o empoderamento feminino e autoestima.

Em Itaquera, a equipe da UBS Jardim Itapema promoveu uma caminhada com a participação de usuários; Palestras na recepção e grupo de práticas foram realizadas pela equipe da UBS Jardim Copa; momento de integração na UBS Santo Estevão reforçou a importância da acolhida; Abordagem sobre o tema fez a equipe da UBS Vila Santana ir até a rua próximo à Unidade para falar com motoristas e pedestres; No Pronto Socorro Júlio Tupi, em Guaianases, a equipe promoveu uma exposição para os usuários com as frases de alerta sobre a ideação suicida; E na UBS/AE Jardim São Carlos, usuários com deficiência visual se juntaram a equipe para realizar uma caminhada no entorno do serviço.

Nas UBSs Profeta Jeremias e Inácio Monteiro, em Cidade Tiradentes, as equipes saíram pelas ruas abordando o assunto com pedestre e famílias, visitando feira livre e escolas do bairro; Na UBS Dom Angélico, usuários e colaboradores participaram de atividades como dança circular, rodas de conversa e massagens.

Em defesa e promoção da vida, os serviços de saúde mental da região de Guaianases, promoveram o III Abraça Viaduto. Com faixa e frases, profissionais, usuários e familiares caminharam até o Viaduto de Guaianases, próximo ao Mercado Municipal, para reforçar a importância da campanha e relembrar os casos que ocorrem com frequência no viaduto.

CUIDADOS COM O COLABORADOR

A UBSs Fazenda do Carmo e Curuça Velha promoveram atividades voltadas ao cuidado dos colaboradores dos serviços.

Com duração de 60 minutos e turmas dividas, os colaboradores receberam apoio de equipes multiprofissionais e participaram de ação como massagem relaxante, meditação, auriculoterapia e momentos de descontração.

Na UBS Fazenda do Carmo, uma a sala de grupo foi ornamentada com fotografias penduradas e algumas frases de incentivo objetivando a importância do trabalho em equipe. Segundo, a gerente Elaine, as ações foram organizadas para promover um ambiente de cuidado para os profissionais. “Tudo foi pensado para criar um ambiente de paz, aconchego, respeito e acima de tudo de valorização do colaborador” destaca a Gerente.

Sem comentários

Deixe uma resposta