Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

NASF SANTA MARCELINA COMPLETA 10 ANOS

NASF SANTA MARCELINA COMPLETA 10 ANOS

Equipes de apoio à ESF celebra uma década de assistência às comunidades da zona leste

No dia 24 de janeiro, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) completou 11 anos da Portaria de nº 154/2008, lançada pelo Ministério da Saúde, com objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.

Em São Paulo, o Santa Marcelina foi o responsável pela implantação das equipes NASF em regiões da zona leste como Itaquera, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaim Paulista e São Miguel Paulista, no ano de 2009, após iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em realizar a implantação de 86 equipes NASF, que seriam divididas conforme as equipes de ESF existentes.

Com experiência de equipes multiprofissionais, a partir do projeto de reabilitação existente no Programa QUALIS, desde 1998, o Santa Marcelina buscou aprimorar os trabalhos realizados pelo NASF junto à ESF. Hoje somam se 29 equipe NASF que apoiam 48 Unidades de ESF.

“As equipes NASF são muito importante na história da Instituição, pois dentro da APS a atenção integral é importante e com a atuação dos profissionais isso se torna cada vez mais possível”, destaca a Diretora da APS Santa Marcelina, Ir. Monique Bourget.

Entre as ações ofertadas estão grupos de vida saudável e atendimentos individuais, orientados por Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Profissionais de Educação Física, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.

Atualmente, cerca de 207 profissionais compõe as equipes NASF gerenciadas pala APS Santa Marcelina.

O NASF| Criado para aumentar a resolubilidade da ESF, o NASF é configurado como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de ESF- modalidade considerada a porta de entrada para o sistema de saúde e seus demais serviço.

O NASF é constituídos por equipes de diferentes áreas de conhecimento, que em parceria com os profissionais da ESF, compartilham as práticas em saúde e atuam diretamente no apoio às equipes e territórios de abrangência da ESF.

A atuação das equipes NASF está dividida em áreas estratégicas como atividade física e práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança, do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica. Além de eixos de trabalho como clinica ampliada, programa singular terapêutico (PTS) e matriciamento.

Sem comentários

Deixe uma resposta