Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

“TIMES NA SAÚDE” É IMPLANTADO NAS UNIDADES DA APS

“TIMES NA SAÚDE” É IMPLANTADO NAS UNIDADES DA APS

Em “Times”, Unidades atuam na melhoria e qualificação dos principais indicadores assistenciais

Desde junho deste ano, a Diretoria da APS Santa Marcelina iniciou um processo inovador e diferenciado para as equipes assistenciais, a metodologia “TIMES NA SAÚDE” com base nas principais linhas de cuidado da Atenção Primária.

A metodologia desenvolvida pela Instituição, por meio de grupos técnico, visa envolver os profissionais de diversas categorias como um “TIME”, a fim de atuarem na implementação e monitoramento das linhas de cuidados com maior propriedade nos processos da Unidade e direcionamento de ações que garantem mais qualidades na assistência prestada à população.

Divididas em diferentes linhas de cuidado e personalizadas em formato de times- Doenças Crônicas “Sob Controle”, Materno-infantil “MateRNar”, Regulação “RegulAção”, Urgência e Emergência “Estabiliza”, Saúde Mental “Ativamente”, Segurança do Paciente “Paciente Seguro”, a metodologia está em processo de implantação diversas regiões de atuação da APS Santa Marcelina, nos formatos de times institucionais e locais.

“Decidimos implantar esse método, com objetivo de qualificar a nossa assistência e nortear os trabalhos desenvolvidos pelas equipes. Essas linhas de cuidado já estão presentes na rotina e prática das Unidades. O diferencial para nós é o método que contribui para somar e motivar os profissionais, direcionar as discussões e ações com ferramentas e instrumentos inovadores, além da atuação como um “TIME”, destaca Vilma Venâncio, Diretora Adjunta da APS Santa Marcelina.

Entre os times de maior relevância estão o “Sob Controle e o Time Maternar”, pois suas ações estão ligadas aos principais indicadores de saúde da zona leste. Implantado, inicialmente na região de Cidade Tiradentes, o Sob Controle é o responsável pelo acompanhamento da linha de cuidado de doenças crônicas não transmissíveis e visa atuar principalmente na prevenção e controle da hipertensão e diabetes.

O Time Maternar foi implantado em junho/17, na região do Itaim Paulista, e desde o começo de 2018 ampliado para alguns serviços de Guaianases. O time tem como foco os cuidados com as gestantes e as crianças, visando a qualificação da assistência em toda as fases de cuidado pelas quais os diversos profissionais estão envolvidos. Uma importante meta desse grupo é reduzir a mortalidade materno-infantil nas regiões de atuação da APS.

“Optamos em implantar esses times em regiões de maior vulnerabilidade e atenção aos indicadores de saúde. Gradativamente ampliaremos para os demais serviços assistenciais, ofertados pela Instituição”, destaca a Diretora.

CONCESSÃO| A metodologia “Times na Saúde” está sob a gestão da AAGAPE Santa Marcelina, associação de responsabilidade da Casa de Saúde Santa Marcelina que tem como finalidade promove por meio de seus diferentes produtos, os atributos para o desenvolvimento do campo das práticas dos serviços de saúde com formas inovadoras, riqueza de informações e processos de modelagens contemplando os diferentes arranjos assistenciais e gerenciais do mundo do trabalho.

Diante de sua atuação na zona leste de São Paulo, a APS Santa Marcelina recebeu a concessão para implantar a metodologia, junto às equipes. O acesso e utilização do método visa ainda contribuir para o aprimoramento e qualificação da assistência, se tornando também uma experiência de ponta para outros locais.

Sem comentários

Deixe uma resposta