Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Jornada Científica destaca o papel da APS e suas possibilidades.

Jornada Científica destaca o papel da APS e suas possibilidades.

 Evento reuniu mais de mil colaboradores para troca de experiências e fortalecimento das linhas de cuidados assistencial.

Nos dias 13 e 14 de junho, a Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina realizou na Faculdade Santa Marcelina, a Jornada Científica e I Mostra dos Times na Saúde sob o tema APS: Panorama atual, limites e possibilidades (Gestão, Assistência e Educação), com a participação de 1.300 profissionais que atuam nos serviços, autoridades governamentais e convidados.

Ao longo de dois dias contamos com palestras , salas temáticas , apresentações com relatos de experiências e, a Mostra Fotográfica da APS com o tema “Fortalecendo a Atenção Primária no território”, que incrementaram o evento, compartilhando com a rede de serviços, os trabalhos de destaques que reforçam o cuidado em saúde desenvolvidos em prol da população.

“A jornada visa incentivar às equipes para que escrevam e compartilhem mais suas experiências e atividades exitosas. Temos vários serviços que em sua prática fortalecem a APS e precisam destacar essas ações”, disse a Diretora Adjunta, Vilma Venâncio.

Durante a abertura do evento, na manhã do dia 13, a Diretora da APS Santa Marcelina, Irmã Monique Bourget, apresentou o atual panorama da instituição e a sua organização para qualificar os serviços de saúde. Em seguida, foi realizado um talk show reunindo gestores dos serviços, que discursaram  sobre o tema transição do cuidado e os desafios em RAS.

No período da tarde, houve uma exposição de painel dialogado com as participações do Dr. Otávio Pereira D´Ávila, representante do Ministério da Saúde, e Dr. Daniel Almeida, Coordenador do Programa de Medicina de Família da UNIFESP, que trataram sobre o cenário atual e os principais desafios da Atenção Primária à Saúde no Brasil .  Incrementando o dia, houve apresentação  de 24 trabalhos na modalidade oral, Pôsteres e  04 salas temáticas, que desenvolveram diferentes temas relacionados com experiência do cuidado.

Na sexta feira (14), o evento teve início com o painel sobre “Espiritualidade na Saúde”, conduzido pelo Dr. Eno Filho, seguido do tema “Comunicação em Saúde” e um fórum comemorativo de 10 anos do NASF Santa Marcelina, reunindo mais de 500 profissionais multidisciplinares.

“Eu tive a oportunidade de participar da Jornada e conhecer alguns trabalhos técnico que estão sendo realizados na rede. E junto com outros profissionais, nos atualizar sobre conteúdos que fortalecem a nossa prática em saúde.” elogia o Psicólogo do NASF, Eduardo Albuquerque.

Outro destaque do dia, foi o painel “Metodologia Times na Saúde”, apresentado pela Diretora Adjunta da APS Santa Marcelina, Vilma Venâncio Moreira, que abordou a importância, objetivo e avanços do método nas linhas de cuidados assistenciais. Após a apresentação da Diretora, seis experiências exitosas foram apresentadas com relatos sobre a implementação da metodologia no serviço e seus resultados gerados para o trabalho e saúde da população.

Ainda, antes do encerramento, foi realizado um painel de Segurança do Paciente com a participação da Sra. Elisângela Gama, usuária de saúde da UBS Inácio Monteiro, que relatou sua trajetória na RAS da região quando estava gestante, os desafios e momentos de acolhida que recebeu da equipe, com destaque para a atuação da  médica residente em Medicina da Família e Comunidade, Gabriela.

Ao final da jornada, as comissões organizadoras e científica premiaram os trabalhos mais relevantes e fotografias mais votadas durante os dias do evento. Os troféis de “Trabalho de Destaque do Time” foram para as cinco unidades, que apresentaram de forma brilhante a implementaçao dos times, evidenciando resultados do trabalho. As equipes NASF também foram premiadas pelas suas experiências, explanadas durante o forum realizado pela manhã do dia 14.

Para concluir, mais três unidades foram premiadas na I Mostra Fotográfica, que contou com mais de 2 mil votos, elegendo as três fotos mais votadas pelos participantes ao longo da jornada.

“Obrigado! Estamos muito felizes com essa conquista!”, declara Ricardo Santoro, Gerente do CAPS Adulto Cidade Tiradentes, premiado em primeiro lugar na mostra fotográfica.

Sem comentários

Deixe uma resposta