Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Horta Comunitária promove inclusão e cuidados à saúde

Horta Comunitária promove inclusão e cuidados à saúde

Serviço de saúde promove espaço para plantio de mudas com apoio da comunidade e colaboradores.

A AMA/UBS Fazenda do Carmo, localizada em Cidade Tiradentes, zona leste da capital, desenvolveu o Projeto Horta Saudável e Sustentável,  a fim de proporcionar à comunidade uma atividade em grupo que atendesse todos os perfis da comunidade: homens, mulheres, adultos e idosos, incentivando a alimentação saudável, preservação do meio ambiente e fortalecimento dos vínculos entre usuários e colaboradores, que ajudam na manutenção do projeto.

De acordo com a Gerente da UBS, Elaine Zanoni, as participantes, além de contribuirem na manutenção da horta, aproveitam para pôr em prática a ingestão de alimentos mais saúdaveis e sustentáveis.  “As verduras colhidas na horta são distribuídas entre eles- participantes, e as mudas vem de doações da comunidade e dos colaboradores.” sinaliza.

Realizado às terças-feiras, sob orientação e apoio da Assistente Social, Clarice Almeida, durante o grupo é feita a manutenção do espaço, plantio de mudas e reaproveitamento dos resíduos orgânicos, gerados da coleta seletiva (descarte de restos de frutas e cascas) da Unidade e residências dos membros do grupo, servindo com adubo na horta. E para potencializar o plantio, o grupo também construiu um minhocário para a produção de humos, que ajuda na fertilização da horta.

“Desejamos que a horta seja um espaço permanente na unidade e que poderá ser utilizado como estratégia de apoio em diversas ações educativas.”, comenta Almeida.

Com apoio da equipe do serviço, o projeto tem efeitos terapêuticas à saúde, o que contribui para a promoção do cuidado dos envolvidos. “Em pouco tempo, vem proporcionando resultados importantes: a cultura da paz e ressocialização de alguns usuários, inclusive em saúde mental”, finaliza a Gerente, Elaine.

O grupo visa ampliar o plantio para ervas medicinais, em substituição a alguns medicamentos alopáticos, envolver a participação popular e a prática de uma atividade autossustentável.

 

Sem comentários

Deixe uma resposta