Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Práticas simples ajudam na prevenção de quedas em idosos

Práticas simples ajudam na prevenção de quedas em idosos

Adotar dicas preventivas e adequação de ambientes podem contribuir na qualidade de vida do idoso.

Entre os dias 23 e 30 de junho, acontece na capital paulista a Semana Mundial de Prevenção às Quedas de Idosos, que visa conscientizar a sociedade sobre os cuidados com a pessoa idosa e promover ações voltadas a sua saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de internações de idosos na rede pública em razão de fraturas do fêmur, causadas principalmente por quedas, cresceu 37%, entre os anos de 2000 e 2007.

Na zona leste da capital, serviços especializados nos cuidados à pessoa idosa são ofertados gratuitamente à população, por meio da APS Santa Marcelina. Entre eles estão:

  • PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO COMUNITÁRIO À PESSOA IDOSA (PAI)- serviço de cuidado domiciliar a pessoas idosas com mais de 60 anos em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, que disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD’s) e para suprir outras necessidades de saúde e sociais.
  • URSI – UNIDADE DE REFERÊNCIA À SAÚDE DO IDOSO-  realiza assistência ao idosos da área de abrangência do serviço com acompanhamento multiprofissional, realizando ações de prevenção de doenças e de promoção a saúde.

Segundo o IBGE, até 2042, o Brasil terá cerca de 57 milhões de idoso- pessoas acima de 60 anos, superando o número de crianças, o que indica a necessidade de promover e fortalecer politicas de saúde destinada a esse público.

A fim de auxiliar na prevenção desses agravos, resultantes das dificuldade e limitações do processo de envelhecimento, a Coordenadora do PAI Jardim Nossa Senhora do Carmo, Pollyana Gimarães, orienta o familiar e cuidador a estar atento ao cotidiano do idoso e faça adequações necessárias que ajudem a evitar às quedas.

“É importante repensar como tratamos a pessoa idosa e como implementar as ações de cuidado que auxiliam na prevenção das quedas”, comenta a Coordenadora, que compartilha dicas básicas de cuidado e baseadas na rotina de uma pessoa idosa.

No ambiente domiciliar:
-Iluminação adequada;
-Retirada de tapetes;
-Barras de proteção;
-Adaptação de móveis;
-Calçados adequados (não utilizar meias com chinelos);

No ambiente externo:
– Utilização de dispositivo auxiliar de marcha (bengala, andador etc);
– Atenção ao entrar e sair do transporte coletivo;
– Procurar vias lineares em calçadas, evitando buracos e desníveis;
– Utilizar faixas para atravessar no trânsito;
– Utilizar calçados fechados

Em caso de dúvidas, o familiar ou cuidador pode procurar uma serviço de saúde para receber orientações e acompanhamento.

Sem comentários

Deixe uma resposta