Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Evento comemorativo reuni mais de 2 mil ACS

Evento comemorativo reuni mais de 2 mil ACS

Iniciativa reuniu trabalhos e homenagens aos profissionais da ESF

No dia 31 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu o Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no Centro de Convenções do Anhembi, reunindo mais de 2500 profissionais e autoridades, sob o tema “A Contribuição do Agente Comunitário de Saúde na Implementação do SUS na Atenção Primária do Município de São Paulo”.

Na mesa de abertura, autoridades parabenizaram os profissionais pelo seu dia, celebrado em 4 de outubro, e reforçaram a importância do Agente Comunitário na promoção de saúde das famílias, assistidas pelo SUS. O que foi enfatizado, também, durante a palestra do Deputado Eduardo Jorge, que explanou sobre o início do sistema de saúde e a inserção do ACS, a partir da experiência realizada no Ceará, por meio do programa de agente comunitário de saúde.

“O ACS é a essência do povo e o seu papel na saúde é muito importante para mudar a vida das famílias”, explanou o deputado.

Para compartilhar uma parte das ações desenvolvidas nas Unidades de ESF, cerca de 200 pôsteres foram expostos, entre eles 50 da APS Santa Marcelina, com trabalhos desenvolvidos pela categoria e suas contribuições para o fortalecimento do SUS. Outro destaque, foram as homenagens realizadas aos agentes com maior tempo de atuação, em agradecimento as contribuições realizadas em prol do SUS no município paulista.

“Hoje é um dia de muita emoção, só tenha a agradecer”, comentou a ACS, Simone Soledad, que atua na APS Santa Marcelina há 20 anos.

A Casa de Saúde Santa Marcelina também foi homenageada pelo Prefeitura da Cidade São Paulo, por sua atuação desde 1996 e pioneirismo na implantação das equipes de ESF. A homenagem foi recebida pela Diretora Adjunta da APS Santa Marcelina, Vilma Venâncio, que agradeceu pelo reconhecimento e como representante das Organizações Sociais (OS) do município, parabenizou os ACSs pela sua atuação.

O ACS

Presentes na Unidade Básica de Saúde (UBS) com Estratégia de Saúde da Família (ESF), o ACS é considerado um importante vínculo entre o serviço de saúde e a comunidade atendida. Como parte da equipe multiprofissional, o ACS realiza visita as famílias cadastradas mensalmente, orientando sobre os cuidados básicos de saúde, à utilização dos serviços de saúde, e apoiando a equipe nas atividades de promoção da saúde e de prevenção de doenças.

Por residir na comunidade onde atua, um destaque do profissional é o seu conhecimento amplo do território e da família. Assim, consegue levar informações necessárias para atuação da equipe de saúde, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, sobretudo as que vivem em situação de vulnerabilidade social e reforçam a importância do serviço de saúde neste território.

Sem comentários

Deixe uma resposta