Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Equipes reforçam medidas de cuidado e prevenção ao suícidio

Equipes reforçam medidas de cuidado e prevenção ao suícidio

A cor amarelo é utilizada para chamar atenção e nos alertar para algo e por isso sua importância em umas das campanhas de saúde mais importante para sociedade, a prevenção do suicídio.
Ao longo do mês de setembro, são realizadas diversas iniciativas de saúde, a fim de reforçar a Campanha Setembro Amarelo- que tem como data símbolo o dia 10, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio- e alertar toda a população sobre o aumento dos casos a nível global e também no Brasil, e assim mobilizar a todos para a prevenção e redução de novos casos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Em termos de numéricos, calcula-se que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como por exemplo, depressão e transtorno bipolar. Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública.*

Na zona leste da cidade de São Paulo, os serviços da APS Santa Marcelina durante o mês de setembro têm organizado atividades com a finalidade chamar atenção de usuários, colaboradores e toda a comunidade, sobre a importância de refletir o tema e conhecer pequenas ações que podem ajudar o próximo.

Em Guaianases e Itaquera, as equipes da UBSs Jardim Fanganielo, Vila Itapema e Cidade Líder, e UPA Julio Tupi organizaram palestras de prevenção ao suicídio para os usuários, entregando frases de motivação escritas por profissionais dos serviços. Na UBS Vila Itapema, foi realizado um momento de cuidado aos colaboradores com gincana entre os profissionais para fortalecer os vínculos, a escuta e a empatia.

Nas UBSs Thersio Ventura e Jardim Lapenna, em São Miguel, durante às visitas domiciliares, palestras e teatro de fantoches, as equipes de ESF abordaram as importância de adotar medidas de auto cuidado que auxiliam na saúde mental. Por fim, na região de Cidade Tiradentes, as equipes NASF promoveram atividades para os usuários e colaboradores das UBSs que atuam. Na UBS Ferroviários, a equipe realizou 

Mas como posso contribuir?

Sem comentários

Deixe uma resposta