Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Equipes inovam ao incentivar amamentação

Equipes inovam ao incentivar amamentação

O mês de agosto é dedicado ao incentivo ao aleitamento materno, importante nutrição para o bebê até seus seis meses de vida, exclusivamente. E como parte das atividades mais ofertadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a comunidade, além de ações de prevenção à hipertensão, diabetes e demais doenças, as equipes da APS Santa Marcelina tem colocado em prática a criatividade na organização dos grupos, fortalecendo a participação das púerperas e lactantes, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (GAAME).

No Itaim Paulista, a equipe da UBS Jardim das Oliveiras tem se destacado em cada grupo de apoio ao aleitamento materno, realizados todas às terças-feiras às 13h e com duração de seis meses. Em cada encontro são trabalhados temas diversos que auxiliam as participantes na sua rotina de amamentação e esclarecem dúvidas sobre esse período.

Esses momentos de desenvolvimento e participação são registrados pela equipe de forma temática e criativa.

“O objetivo é estabelecer vínculo com às mamães e bebês, garantindo a adesão das mesmas no grupo e ofertar um álbum com registros de cada bebê que participa frequentemente das reuniões semanais com sua mãe.”, comentou a gerente, Demilia

Entre as sessões temáticas, os bebês já foram fotografados em cenários com fundo do mar, roupinhas no varal, copa do mundo, festa junina, dançando de neve, entre outros temas, que podem ser acessado clicando em http://bit.ly/2KZFs8l.

Na UBS Jardim Maia, em São Miguel Paulista, a equipe também tem se destacado, principalmente na certificação dos bebês que acontece após os seis meses de amamentação exclusiva.

No dia 09 de agosto, a equipe, então, certificou 09 bebês do GAAME, reunindo cerca de 46 convidados no espaço de eventos do Parque Biacica. A organização ficou a cargo da equipe multiprofissional, que acompanha o GAAME, preparando espaço, lembrancinhas e recepção dos convidados, considerando um importante evento para as lactantes e seus familiares.

Como parte da programação, durante a cerificação os bebês e familiares foram homenageados e certificados pela equipe do serviço, que leva em consideração a participação regular no grupo e a adesão ao aleitamento materno, emocionando os presentes.

“Que coisa mais linda! Um momento especial para meu bebê e minha familia, pois cada detalhe foi trabalhado com muito carinho pela equipe. Vale a pena amamentar e incentivo a todas as mães que estão iniciando a amamentação”, comentou, Adriana Barbosa, mãe do Isaac de seis meses.

As sessões de fotos e a formatura do GAAME também acontecem nas demais UBSs, presentes nas regiões de Itaquera, Cidade Tiradentes, Guaianases, São Miguel e Itaim Paulista.

Sobre o GAAME na APS Santa Marcelina

Para auxiliar as mamães nos cuidados com seu bebê nos primeiros meses de vida, as Unidades de Saúde da APS, na zona leste de São Paulo, ofertam o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo, o GAAME, criado para orientar as mães sobre os cuidados com os bebês, trocar experiências e incentivar sobre o aleitamento.

O grupo é aberto à participação de todas as mães de recém-nascidos, mesmo que não sejam atendidas na unidade, mas que comprovem, por meio do desenvolvimento saudável do bebê, o aleitamento exclusivo. Durante o grupo são debatidos temas como: acidentes domésticos, primeiros socorros, morte súbita, desmame precoce, massagem, banhos de ofurôs, entre outros.

Ao longo do semestre, também são realizadas sessões de fotos temáticas dos bebês, apresentadas durante a formatura, que é também um estímulo para que as mães participem do grupo.

Com diferentes ações de cuidados à saúde materno-infantil, o GAAME é ofertado em várias Unidades da APS Santa Marcelina e tem sido uma estratégia importante para fortalecer o aleitamento materno e o vínculo entre o serviço de saúde e a comunidade. Entre os anos de 2016 e 2018, cerca de 4 mil crianças participaram dos grupos nos serviços da APS.

Sem comentários

Deixe uma resposta