Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Equipes intensificam luta antimanicomial nos territórios da APS

Equipes intensificam luta antimanicomial nos territórios da APS

No dia 18 de maio, foi comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento formado por profissionais e usuários de saúde mental que lutam pela extinção de manicômios e as formas desumanas para o tratamento as pessoas com transtorno mental. E para intensificar a luta, as equipes promoveram entre os dias 13 e 17 de maio, uma serie de atividades entre rodas de conversas, foruns, caminhadas e oficinas com a participação dos usuários, familiares e profissionais.

No dia 13, no território do Itaim Paulista, os usuários dos serviços de saúde mental da região- CAPS Adulto, CAPS IJ, CAPS AD, UBSs, NASF, Unidade de Apoio em Saúde Mental Silva Teles e Encosta Norte, residências terapêuticas, CECCOs e Casa de Isabel, se reuniram em uma passeata desde a Praça Silva Teles até o CEU Curuça. Com a presença do Subprefeito e da Supervisora de Saúde do Itaim Paulista, a ação contou com palestras temáticas e apresentações culturais como sessão de filmes, exposição de fotos, jogos e interação com os Doutores do Riso. 

Em Guaianases, aconteceu o Fórum de Saúde Mental da Rede de Guaianases com roda de conversa e sarau. Ainda, durante o evento em continuando a Semana da Luta Antimanicomial, os organizadores realizam um Cine Debate com filme: Divertidamente e um encontro na Residência Terapêutica do território com café comunitário e roda de conversa.

No dia 14, o CAPS II Adulto Cidade Tiradentes promoveu apresentação do Grupo de Teatro do CAPS, roda de conversa com representantes do grupo Comunidade da Fala, café da tarde para as famílias e atividade fisica com apoio das equipes do NASF Cidade Tiradentes. “Um trabalho realizado com apoio da rede de serviços da região, que fortalece a RAPS e a Luta Antimanicomial”, comentou o Gerente, Ricardo.

Ainda na semana, a equipe do CAPS IJ Itaquera realizou atividades realizou um pique nique na Praça Brasil, com a participação das criancas, adolescentes e seus cuidadores, visando se apropriar do espaço público e marcar outras formas de cuidados humanizado em saúde mental.

Em outros serviços com a AMA Juscelino Kubstech, UBS Jardim Etelvina e NASF Cidade Tiradentes, a equipe multiprofissional organizou rodas de conversas para abordar a importância da luta antimanicomial e os cuidados com a saúde mental.

“Foi uma semana cheia de vida, troca de histórias e cuidado, fortalecimento da rede de saúde mental do território e resistência diante a luta da Reforma Psiquiátrica.”, destaca Claudia Moraes, Gerente do CAPS Adulto Guaianases.

LUTA ANTIMANICOMIAL E APS SANTA MARCELINA

A luta antimanicomial é um movimento está ligado à Reforma Psiquiátrica no Brasil, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) com objetivo de reformular o modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

Com o compromisso de ofertar cuidados e bem-estar às pessoas que sofrem com transtorno mental, os serviços de saúde do Santa Marcelina estão alinhados às premissas da Reforma Psiquiátrica, que luta pelo fim do isolamento e estigma, priorizando a sua inclusão. 

Por meio de uma rede assistencial, organizada para melhorar a assistência hospitalar e extra-hospitalar, os pacientes internados nos hospitais Santa Marcelina com atendimento psiquiátrico, a equipe de Saúde Mental realiza reuniões semanais com os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região para traçar planos e projetos terapêuticos para cada paciente internado, pensando na alta e na continuidade do tratamento. 

Atualmente nas regiões da zona leste da cidade São Paulo, a APS Santa Marcelina conta com serviços de saúde mental- CAPS (Adulto, Álcool e Droga e Infanto-juvenil), Unidades de Apoio à Saúde Mental e Serviços Residenciais Terapêuticos.

Nestes serviços, além do cuidado terapeutico, as equipes multiprofissionais promovem várias atividades culturais e temáticas em datas comemorativas para os pacientes e seus familiares, a fim de fortalecer o vínculo com sua família e promover a socialização. Outro destaque é a inclusão dos pacientes no mercado de trabalho e para formentar a ação, todos os CAPS gerenciados pela APS possuem estratégias de geração de renda para seus usuários e familiares.

Sem comentários

Deixe uma resposta