Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Equipes de Saúde ofertam grupo de apoio para fumantes

Equipes de Saúde ofertam grupo de apoio para fumantes

Um dos inimigos mais silenciosos da saúde é o tabaco. O uso diário e por períodos prolongados traz inúmeras doenças para os fumantes – a maioria irreversível que causará a morte.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o tabagismo é responsável por 25% das mortes por infarto do miocárdio, 90% dos casos de câncer no pulmão, 25% das doenças vasculares e 30% de mortes decorrentes de outros tipos de câncer.

Frente a esses dados, surge aquela dúvida: mesmo sabendo de todos os malefícios do tabaco, por que é tão difícil abandonar o vício?

Os fumantes precisam vencer duas batalhas: a dependência física associada à ingestão de substâncias viciantes, como a nicotina, e também a dependência psicológica, quando o ato de fumar está associado
ao comportamento cotidiano do indivíduo. Por estas razões, abandonar o vício não é uma tarefa simples. É muito mais complexo do que imaginamos, principalmente porque a abstinência pode causar grandes desconfortos aos dependentes de tabaco.

Pensando neste público que precisa de apoio para se livrar do cigarro, a Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina oferece, em algumas Unidades Básica de Saúde (UBS), ajuda aos dependentes do tabaco, por meio de grupo antitabagismo, de forma gratuita e com duração de até três meses.

Para aqueles que buscam ajuda, as UBS ofertam acompanhamento multiprofissional, que envolve áreas comoa Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Psicologia e outros. Esse acompanhamento é realizado através de atividades em grupo, individual e realização de exames, avaliados em consultas de saúde.

Ao final do tratamento, as equipes das UBSs realizam o certificação dos usuários, que deixaram o vício do cigarro, valorizando sua participação e incentivando a adotar por atitudes mais saudáveis.

Mas onde procurar ajuda?

O mais recomendado é procurar uma UBS mais próxima da residência para se informar sobre o tratamento contra o tabagismo.

Na zona leste da cidade de São Paulo, os usuários que residem nas regiões de Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Guaianases, São Miguel e Itaquera podem procurar pelos serviços da APS Santa Marcelina. Neste caso, as UBSs também têm grupos de apoio para quem deseja parar de fumar.

Para encontra a sua UBS de referência, você pode fazer uma “Busca sua UBS”, disponível no site.

 

Sem comentários

Deixe uma resposta