Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Dia do ACS reforça a importância e o papel do profissional

Dia do ACS reforça a importância e o papel do profissional

Eles estão presentes diversas regiões, realizando visitas domiciliares, mobilizando a comunidade para a prevenção de doenças, apoiando as equipes em ações de promoção à saúde, participando de atividades comunitárias, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), são profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) compondo as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Suas atividades foram iniciadas nos anos 80, através do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), em alguns estados brasileiros, especialmente no nordeste do país, e em 1991, implantado pelo  Ministério da Saúde, com objetivo de melhorar as condições de saúde de suas comunidades, através de trabalhadores, formados pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada em seus territórios.

Com ampliação da ESF e a importância do papel do ACS, atualmente são mais de 240 mil espalhados em todo o território nacional. Só na cidade de São Paulo, 8.783 profissionais atuam nas regiões da capital. Na zona leste, a APS Santa Marcelina, pioneira na implantação das primeiras equipes de saúde da família na capital paulista, gerencia cerca de 1.300 ACS, em 258 equipes de ESF.

Para atuar como ACS é necessário que o profissional seja residente na comunidade, que faz parte da área de abrangência da UBS com ESF, conhecendo a dinâmica do território, das pessoas e das famílias.

“Esse é um importante destaque do profissional, conhecer sua comunidade e as necessidades de saúde das famílias. Pois, através da ESF, ele tem o compromisso de levar cuidados e orientações em saúde, com apoio dos demais profissionais que compõem sua equipe e fortalecer o elo entre a comunidade e o serviço de saúde”, explica Naira Fazenda, Interlocutora de Modalidade da APS.

COMEMORAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na sexta feira (4), foi celebrado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e para comemorar a data, os ACSs foram homenageados pelas equipes, que realizam café da manhã e da tarde, entregaram lembrancinhas e entre outros, com a finalidade de fortalecer o papel do profissional e a dedicação diária às famílias.

Na UBS Jardim Jaraguá, no Itaim Paulista, organizou um café da manhã especial com momento de reflexão sobre o papel do agente comunitário de saúde na assistência, momento de beleza e autocuidado.

“É o trabalho que nós escolhemos e é muito gratificante, ajudar as pessoas e perceber o quanto elas são agradecidas pelo que ofertamos”, declarou Letícia, ACS da UBS Jardim Jaraguá

Em São Miguel Paulista, a equipe da UBS Jardim Maia recebeu uma homenagem da usuária, Maria Aparecida, que agradeceu a categoria e reforçou a importância do agente comunitário na comunidade.

”Antes não tínhamos ACS e agora a vida dos moradores da minha rua mudou, nós temos maior proximidade com a UBS e através do agente, resolver vários problemas relacionados a saúde. Agradeço,  em especial a minha agente, mas também parabenizo a todos”, disse a usuária.

Por fim, houve um café de confraternização com direito a música, interpretada pela Técnica de Saúde Bucal, Patricia, organizados para ocasião.

Vejas as fotoshttp://bit.ly/33i5Rpy

Sem comentários

Deixe uma resposta