Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Dia da Terra é celebrado com ações ambientais nas Unidades da APS

Dia da Terra é celebrado com ações ambientais nas Unidades da APS

O dia 22 de abril, diversos países do mundo celebram o Dia da Terra, afim alertar a população para preservação da Casa Comum.

Com objetivo de chamar atenção de todos os habitantes para os impactos ambientais que o Planeta está sofrendo, o Dia da Terra, constituído em 1970 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data faz diversas advertências para os cuidados com a natureza, buscando provocar nas pessoas, organizações e demais instituições a repensarem o que tem feito para preservar o Planeta, também chamado pelo Papa Francisco de “Casa Comum”.

A poluição do solo, da água e do ar, perda da vida silvestre, exploração dos recursos naturais, desmatamento, acumulo de resíduos plásticos, entre outras causa, tem sido fatores para as mudanças climáticas e agravos à saúde humana. Todas essas questões tem uma relação com os hábitos de vida da população e políticas de atuação das empresas- alta produção para suprir a cultura do consumo da população.

Diante disso, a APS Santa Marcelina tem incentivado, por meio de políticas socioambientais, o hábito de vida mais saudável e a conscientização ambiental de seus colaboradores e usuários nos serviços de saúde. Ações básicas, como por exemplo, o uso de canecas, sacolas retornáveis, descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso, gerenciamento de resíduos, plantação de mudas e reflorestamento, entre outras ações mais práticas. Esse incentivo tem sido celebrado com a certificação do Selos Socioambiental, que incentiva as equipes à pratica de ações ecológicas e de promoção à saúde nos territórios.

Em 2017, mais de 26 toneladas de resíduos, entre eles pilhas, medicamentos vencidos, películas de rx, coleta de óleo, foram coletados pelas Unidades da APS e descartados de forma correta, evitando que fossem parar em locais inapropriados. “Entre esses números, podemos destacar as 05 toneladas de medicamentos vencidos e sem uso”, afirma a área de Saúde e Meio Ambiente da APS. Além das intervenções nos serviços de saúde, eventos como Desafio Intermodal, Hora do Planeta e Dia Mundial Sem Carro são organizado durante o ano pela Instituição.

Para reforçar essas práticas ambientais, entre os dias 23 e 27 de abril, diversas Unidades, apoiadas pelos Agentes de Promoção Ambiental (APA), promoveram atividades com a participação dos profissionais e usuários nos serviços de saúde. Nas regiões de Itaquera e São Miguel, plantios de mudas, dança circular, oficinas de reutilização de materiais recicláveis, orientações nas escolas e grupos da Unidade- tabagismo, gestantes, foram algumas das diversas atividades programadas. Em Cidade Tiradentes e Itaim Paulista, rodas de conversas abordando a importância de áreas verdes, arborização urbana e o descarte correto de óleo, pilhas e medicamentos, compostagem orgânica e Ecocine com exibição de documentários, estiveram entre as ações promovidas.

Ao longo do ano, a equipe está programando outras diversas ações nos territórios e participação em eventos com a temática, com objetivo de compartilhar os trabalhos exitosos. E para que tudo não fique na teoria, a equipe de Saúde e Meio Ambiente, compartilha dicas básicas podem ser praticadas por todos, a começar em casa, favorecendo o cuidado com o meio ambiente e causando grandes resultados positivos.

  • Faça uso de embalagens sustentáveis;
  • Use sacolas ecológicas e evite a sacola plástica;
  • Use caneca ou copo de vidro, evitando o copo descartável;
  • Faça a opção por transporte coletivo;
  • Apague as luzes não necessárias;
  • Compre o que for preciso e evite o consumo em excesso;
  • Descarte corretamente- medicamentos sem uso ou vencido, pilhas, óleo de fritura. Procure Unidades de Saúde que sejam posto de coleta ou empresas que realizam esse serviço.
  • Não jogue lixo nas ruas, em terrenos baldios e vias públicas;
  • Economize água- aperte bem as torneiras; durante a lavagem de roupas faça reuso para lavar o quintal; programe um tempo curto para o banho;
  • Recicle o papel: faça o uso de rascunhos e evite a impressão desnecessária;
  • Recicle o lixo orgânico, adotando um composteira doméstica;
  • Roupas e sapatos podem ser doados ou reaproveitados- use a criatividade e faça customização para preservar as peças;
  • Tenha um compromisso diário com o Planeta

“As grandes mudanças começam pelas ações simples e cada pessoa pode fazer a sua parte”, ressalta o Gestor Local de Meio Ambiente, Almir Amorim.

Sem comentários

Deixe uma resposta