Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

COVID19| Unidades iniciam ampliação de atendimento à população

COVID19| Unidades iniciam ampliação de atendimento à população

Usuários terão consultas reagendadas e por segurança, informados por telefone.


Nesta quarta feira (24), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou o plano de retorno, conforme publicado na Portaria nº 260, publicada no Diário Oficial da Cidade na última sexta-feira (18). O plano anuncia a ampliação dos atendimentos nos serviços de saúde, de maneira gradual e cumprindo os protocolos de biosegurança.

Na APS Santa Marcelina, os serviços que se enquadram na portaria estão as Unidade Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Referência à Saúde do Idoso (URSI), Programa de Acompanhamento do Idoso (PAI), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Nas UBS, por exemplo, os usuários que tiveram suas consultas suspensas, desde o dia 23 de março, serão informados pela Unidade, por telefone, a nova data e horário da consulta, sem a necessidade de ir até o serviço e evitar aglomerações nos espaços de espera.

As pessoas com sintomas respiratórios serão acolhidos pela equipe e seguirão com atendimento normal, de acordo com os protocolos técnicos que preconizam espaço de espera e consultórios específicos para este tipo de atendimento, a fim de reduzir o contato com os demais usuários dentro do serviço. 

Ainda, estão mantidas as consultas de pré-natal de baixo e alto risco, consultas a gestantes e mulheres que deram à luz, os atendimentos a hipertensos e diabéticos, doenças infectocontagiosas, urgências odontológicas, atendimentos em pediatria, coleta de exames, vacinação, acolhimento, dispensação de medicamentos, entre outros serviços.

Atividades em grupo ficam ainda suspensas para evitar os riscos de contágio pelo coronavírus e os atendimentos à pessoas idosas e de maior risco, priorizados pelas equipes dos serviços.

Medidas de Biosegurança| 

Diante da organização dos serviços, será necessário que os usuários redobrem os cuidados de proteção à COVID19, ao procurar a UBS ou demais serviços.

A medidas anunciadas, durante a quarentena, será ampliada dentro dos serviços, visando evitar a proliferação do novo coronavírus. Entre as ações a serem respeitadas pelos usuários e funcionários dos serviços estão:

  • Manter o istanciamento social de mais de (1) um metro;
  • Utilizar de maneira obrigatória a máscaras dentro e fora do serviço de saúde;
  • Lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel (na ausência de água e sabão), regularmente.

Para reforçar as orientações, os espaços das Unidades da APS Santa Marcelina estão sinalizados com materiais de comunicação visual- que ajudam indicar as medidas a serem adotadas. A inicitiva visa intensificar as ações de saúde que precisam ser aplicadas, enquanto estiver no serviço.

Sem comentários

Deixe uma resposta