Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

CORONAVÍRUS| O USO DE MÁSCARAS DESCARTÁVEIS

CORONAVÍRUS| O USO DE MÁSCARAS DESCARTÁVEIS

Diante do cenário atual, em que a pandemia do Coronavírus atinge, também o Brasil, a população é orientada a realizar medidas preventivas, principalmente, na lavagem das mãos que ajuda a evitar a trasmissão da doença.

Mas, e as máscaras?

1- O uso das máscaras descartáveis deve ser feito por pessoas com sintomas respiratórios como coriza, tosse e secreções respiratórias, evitando assim a transmissão de vírus para outras pessoas. Quem tem esses sintomas deve buscar o serviço de saúde para atendimento.

2- O uso da máscara serve para bloquear gotículas e partículas que podem ser expelidas pela pessoa infectada. Por isso, somente quem tem vírus deve usá-las.

3- Se você tiver de usar máscara, o ideal é que sejam as descartáveis, porque após o uso ela estará contaminada e não surtirá mais efeito. Elas devem ser trocadas sempre que estiverem sujas ou úmidas.

As máscaras jamais devem ser reutilizadas, pois podem aumentar o risco de contaminação para as pessoas próximas do doente.

Para prevenir Covid-19 e as demais doenças virais, você tem de usar bom senso e manter hábitos simples de higiene, como:

– Lavar as mãos com água e sabão, secando preferencialmente com papel toalha descartável, ou higienizá-las com soluções alcoólicas (por exemplo, álcool em gel);

– Usar lenços descartáveis, tampar a boca com lenços de papel ou o braço flexionado junto à boca e nariz ao tossir ou espirrar e evitar levar as mãos sujas ao rosto;

Se você não tem os sintomas de tosse, espirro, não precisa comprar máscara para circular por aí.

Usar máscara sem necessidade cria uma falsa sensação de segurança que pode te levar a negligenciar as outras medidas importantes como lavar corretamente as mãos e com frequência.

Fonte: SMS/SP
Adaptação: Comunicação APS
Sem comentários

Deixe uma resposta