Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

CAMPANHA DE VACINAÇÃO MOBILIZA UNIDADES DE SAÚDE

CAMPANHA DE VACINAÇÃO MOBILIZA UNIDADES DE SAÚDE

Unidades de Saúde da APS reforçam imunização contra Poliomielite e Sarampo e ofertam ações de saúde.

No mês de agosto, as equipes de saúde da APS intensificaram a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, iniciada no dia 04 de agosto e estendida até o próximo dia 14 de setembro. Além da imunização das crianças do território, as equipes aproveitaram o Dia D da Campanha, realizado aos sábados (18 e 25 de agosto), para reforçar e conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde e prevenção de doenças, especialmente para os homens que passavam pelos serviços. Entre as atividades organizadas pelas equipes estavam espaços para brincadeiras, animação com mascote, coleta de Papanicolau, entre outras.

Para crianças com dificuldade em ir até a UBS, as equipes realizaram visitas domiciliares às famílias e organizaram pontos de vacinação nas comunidades. Já quem ia até a UBS podia se divertir com os brinquedos e oficinas de pinturas, animação do Zé Gotinha e do Gentilhinho- mascote da UBS Carlos Gentile, e demais personagens de desenhos infantis, organizada pela UBS Jardim Maia.

Segundo a SMS, até às 13h de segunda-feira (3), foram aplicadas na cidade 520.846 doses contra pólio (paralisia infantil) e 516.554 doses de tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, que representam cobertura de 88% e 87,3%, respectivamente.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo será prorrogada até 14 de setembro no município de São Paulo com objetivo de imunizar 95% do público alvo.

IMPORTANTE:

Se você ainda não levou seu filho para vacinar, confira algumas orientações:

  • Até quando vai a Campanha?

Iniciada na capital paulista no dia 04 de agosto e foi prorrogada até o dia 14 de setembro.

  • Quem deve tomar vacina (Público-alvo)?

Crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, mesmo que todas as doses tenham sido recebidas no período correto.

  • Onde?

Unidades de Saúde

  • Recomendações?

Não pode ser tomada simultaneamente com a vacina contra febre amarela, sendo recomendável um intervalo de 30 dias entre as doses, priorizado a campanha.

Pessoas que apresentam imunodeficiência congênita ou adquirida, como portadores de neoplasias malignas, submetidos a transplantes de medula ou outros órgãos; infectados pelo HIV, que estão em tratamento com corticosteroides em dose alta; ou que tenham alergia grave a algum componente da vacina ou dose anterior. E crianças com febre muito alta também devem evitar a aplicação.

AÇÃO PARA OS HOMENS

Nas regiões de Itaquera, Cidade Tiradentes, Guaianases e Itaim Paulista, por exemplo, as equipes organizaram nas Unidades atividades relacionadas à saúde do homem, em alusão ao Mês de Valorização da Paternidade. Nas UBSs Jardim Nossa Senhora do Carmo e Cidade Kemel, os homens passaram em atendimento médico e avaliação da equipe, enquanto na UBS Jardim Robru, a equipe realizou ações no território, como vacinação e orientações nos pontos de encontro dos homens. Outras Unidades, promoveram grupos com homens, aferição de pressão arterial e espaços para registro fotográficos com o filho, como foi o caso das UBSs Chabilândia e Guaianases I.

Sem comentários

Deixe uma resposta