Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Atividades de Cultura da Paz mobilizam equipes e usuários nas Unidades de Saúde

Atividades de Cultura da Paz mobilizam equipes e usuários nas Unidades de Saúde

Em atividades realizadas nas Unidades, profissionais de saúde e usuários se juntaram para refletir sobre atitudes que promovem o combate à violência.

Em alusão ao Dia da Não Violência, celebrado no dia 30 de janeiro, na zona leste de São Paulo, os serviço da APS Santa Marcelina promoveu a “Semana da Não Violência” realizada entre os dias 30 de janeiro e 06 de fevereiro, envolvendo os profissionais e usuários de suas Unidades.

Sob a temática “Valores de vida nos Inspiram a Paz”, as ações buscaram sensibilizar e conscientizar profissionais e usuários sobre a importância de resgatar seus valores frente as atividades diárias e que envolvem as relações sociais, visando promover ambientes mais pacíficos.

Para incentivar a reflexão, foram divulgados conceitos e gestos que contribuem para a não-violência, que ajudaram a nortear, em diversas regiões, atividades de mobilização ao longo da semana:

Em São Miguel, as UBSs Jardim Maia, Sitio da Casa Pintada e Parque Paulistano promoveram o tema para os usuários que passavam em atendimento nos serviço, por meio de reflexões sobre os impactos da violência na comunidade e a importância da construção de um mundo pacífico. Na UBS Sitio da Casa Pintada, por exemplo,  uma “árvore da paz” foi fixada na entrada da Unidade e todos foram convidados a deixar uma mensagem sobre o tema. Para finalizar os presentes prestigiaram o Grupo de Coral Melhor Idade composto por usuários e representantes do Conselho Gestor. Na AMA/UBS Parque Paulistano, a equipe organizou uma caminhada em prol da paz com objetivo de conscientizar a comunidade sobre a não-violência e estimular atitudes que geram a paz.

Na UBS Carlos Gentile, em Cidade Tiradentes, um ato ecumênico reuniu os profissionais e a comunidade. Durante o ato, os presentes refletiram sobre os tipos mais comuns de violência, a importância do perdão e da fé. No Itaim Paulista, a UBS Curuça Velha promoveu atividades inspiradas nos valores sociais como a ética, respeito, esperança, perdão e conciliar, através de um teatro para a comunidade, com situações cotidianas de violência e orientaram os presentes sobre a promoção da cultura de paz. Na AMA/UBS Jardim NÉLIA, em parceria com equipe de voluntariado APS, a equipe realizou uma ação de acolhida aos usuários com brincadeiras para as crianças e orientações. Entre os colaboradores, a cor branca simbolizou à paz e ao final do grupo de alongamento corporal da Unidade, os participantes refletiram sobre a campanha que foi concluída com abraços e votos de paz ao mundo. Por fim, na UBS Cidade Kemel foi realizado um momento de reflexão sobre o tema com usuários e a entrega de cartinha com serviços de acolhimento e auxílio às pessoas vítimas de violência.

Em Itaquera, a AMA/UBS Águia de Haia proporcionou aos participantes atividades de reflexão ao tema durante toda a semana, com momentos de oração, palestras e abraços coletivos, intensificando o acolhimento aos presentes. Para fortalecer a ação, uma árvore de papel foi afixada na recepção com frases de incentivo à cultura da paz.  No PAI/UBS Jardim Nossa Senhora do Carmo, a equipe promoveu um abraço coletivo com os usuários presentes no serviço, reforçando os valores de vida tema da campanha. Na UBS Jardim Santa Maria foi organizada uma caminhada e roda de conversa com usuários e colaboradores sobre os valores de vida: Ética, Respeito, Esperança, Perdão, Conciliar. Nas UBSs Jardim Bonifácio I, UBS Jardim Copa e AMA Especialidades, ações como roda de conversa e cartazes sobre a cultura de paz foram organizados pelas equipes. Na região de Guaianases, a UBS Jardim Etelvina aproveitou a semana para palestrar sobre a violência contra o idoso, um problema que afeta a comunidade local. No PSM Julio Tupy foi organizada uma caminhada com participação de aproximadamente 100 pessoas entre usuários, colaboradores, o conselho gestor e a comunidade. A ação teve o objetivo de levar a cultura de paz para a comunidade e promover uma reflexão sobre o combate e superação da violência na sociedade. E a UBS Jardim Cosmopolita sensibilizou os usuários em espera sobre a temática.

“Ao lançar a campanha nas Unidades, nosso objetivo foi demonstrar que a cultura de paz está nos pequenos gestos. E que após sensibilização, cada colaborador adotasse esses gestos em seu trabalho, rede de amigos e família, a fim de gerar uma sociedade mais pacífica e empática.”, comentou o Coordenador de Humanização, Renato Nogueira.

Desde 2015, a APS Santa Marcelina incentiva ações de cultura de paz entre colaboradores e usuários. E de acordo com área responsável, a promoção de ações contribuem para a prevenção de atos violentos e ambientes mais pacíficos dentro dos serviços de saúde.

Sem comentários

Deixe uma resposta