S.A.U - Serviço de Atendimento ao Usuário
Cidade Tiradentes / Guaianases 0800 771 7421 | Itaim Paulista 0800 770 1703 | Lote III 0800 770 1911

Notícias

APS participa do lançamento do serviço Alô Mãe

São Paulo - 21/6/2012

A diretora da Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina, Irmã Monique Bourget, participou,na sede da Prefeitura de São Paulo,  no dia 21 de maio do lançamento do serviço de teleatendimento para gestantes Alô Mãe, uma parceria entre o governo municipal e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), um complemento ao programa Mãe Paulistana, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Das diversas autoridades, Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo e Januário Montone, secretário municipal de saúde estiveram presentes.

Para Irmã Monique “O Alô Mãe será mais uma ferramenta importante no atendimento às gestantes, temos que cada vez mais garantir a segurança e a qualidade no atendimento à essas mulheres e à seus filhos”.

As gestantes com fatores de risco terão à disposição, a partir de contato telefônico, a assistência de profissionais da saúde durante todo o período de gestação, passando pelo parto até o primeiro ano de vida do bebê. Em sua primeira fase, o objetivo do programa será possível realizar ligações para as gestantes já cadastradas, posteriormente será disponibilizado um número de telefone para que elas possam buscar apoio e orientação.

A SMS apresentou os balanços de outros dois programas: o Parto Seguro, Programa da Rede de Proteção à Mãe Paulistana que tem o objetivo de promover parto humanizado nos hospitais municipais; e  dos seis anos da Rede Mãe Paulistana, em que as mulheres cadastradas são monitoradas pela rede de saúde municipal desde a descoberta da gestação até o primeiro ano de vida do bebê.

Durante a cerimônia houve uma homenagem às mães que foram acompanhadas pelo Mãe Paulistana, entre elas estava a enfermeira Isadora Rocha, colaboradora da APS Santa Marcelina desde 2002. Atualmente trabalha  na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Inês, na região de São Miguel, que conta com a Estratégia Saúde da Família (ESF).
 
Isadora diz que “desde 2006, quando o programa estava no começo, eu já fazia o pré-natal em UBS, nas duas gestações seguintes fui acompanhada pelo Mãe Paulistana. O mais legal é que eu tive a oportunidade de conhecer o programa das duas formas, como gestante e como profissional da saúde”, finaliza.

Fotos:  Fábio Arantes/Secom

Fonte: Comunicação APS


Galeria de Fotos: clique na imagem para ampliar


|