Irmãs Marcelinas


Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina

Histórico

Iniciada no ano de 1838 em Cernusco-Itália, o Instituto das Irmãs de Santa Marcelina surgiu da vontade de Deus no coração do fundador Beato Luigi Biraghi, pela intercessão da Virgem das Dores e teve como sua co-fundadora Madre Marina Videmari.

Luigi Biraghi que viu a mulher como centro de seu programa educativo e social, acreditando em sua dignidade e missão especifica, teve como modelo para o seu projeto educativo, a vida oferecida por Santa Marcelina, que viveu no século IV e assumiu aos 17 anos a educação de seus irmãos Sátiro e Ambrosio ao ficarem órfãos de mãe.

As Marcelinas, educadoras e formadoras natas, continuam seguindo a mesma diretriz em todos os âmbitos de seus trabalhos: nas escolas, nos hospitais, nas casas de assistência aos anciãos, nas obras paroquiais, missionárias e assistenciais.

Hoje está presente em 08 países do mundo: Albânia, Benin, Canadá, Inglaterra, Itália, México e Suíça. No Brasil, atua em dez estados: Bahia, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O método abençoado, querido pelo fundador, como viga mestra de sua pedagogia, consiste em educar vivendo junto, sendo sempre uma presença viva e próxima aos educandos, de maneira a formá-los com a força do amor, mais com o exemplo do que com muitos preceitos.

As Obras Marcelina atuam de forma a perpetuar a herança que foi deixada pelo seu fundador e contam também com a colaboração de todos os leigos que atuam em suas obras.


Missão Marcelina no Mundo

"Renovar a sociedade à luz do evangelho tendo a ciência deste mundo como instrumento e meio”


Carisma

Paixão educativa: que “apaixona pela criação e pela criatura e faz contemplar nas lágrimas e na esperança a Paixão de Cristo” na perspectiva da Ressurreição (M. Ângela, 2010)


Modelo Marcelino

Vida e exemplo de Santa Marcelina padroeira da Congregação por ser modelo de santa educadora, que com sabedoria e amor soube formar seus irmãos Sátiro e Ambrosio que serviram à sociedade e à Igreja e se tornaram santos.

Objetivo: “Formar o homem na sua integralidade”.

Meios para a missão: Educação, saúde, cultura e ação pastoral.


Espiritualidade Marcelina

Cristocêntrica - Jesus é o centro das ações- motivação e sustentação da Missão;

Espírito de família - Viver a fraternidade, viver com os colaboradores, alunos, doentes, necessitados como em família, com acolhimento e hospitalidade;

Oração contínua - Contemplativos na ação, firmados em tempos fortes de oração litúrgica, meditação e revisão de vida;

Sacrifício e Dedicação - A doação total, com espírito de serviço, humildade, gratuidade.

Visite o site das Irmãs Marcelinas: www.marcelinas.org.br


Carisma Marcelino na APS Santa Marcelina

“Nunca abandonem o método ate aqui abençoado, de “estar no meio das educandas”, mais com exemplo de amor do que com mil preceitos” Luigi Biraghi

Seguindo esta pedagogia biraghiana de “Educar estando Junto”, desde 2007 a APS reuni colaboradores de diversas categorias profissionais para conhecer e aprofundar-se nos princípios marcelinos, que vai da inspiração divina na fundação em 1838 até o jeito diferenciado da atuação no âmbito de missão.

A equipe denominada “Carisma Marcelino na APS” tem buscado se capacitar e conhecer melhor o Carisma e a Espiritualidade Marcelina, criando assim entusiasmo e identidade na missão das Irmãs Marcelinas. Atualmente, a equipe do Carisma Marcelino na APS desenvolve ações como encontros de formação, reuniões e visitas às UBS, acolhimentos aos colaboradores, missas de ação de graças, retiros espirituais, comemorações e ate visita às Obras Marcelinas em outros estados do país.

Com esse dinamismo o Carisma Marcelino na APS, através de seus multiplicadores, fundamenta em suas equipes locais o “Jeito Marcelino” de oferecer e produzir saúde, que impelida pela “paixão educativa”, contribui na formação do homem na sua integralidade com excelência.

Para mais informações: carisma@aps.santamarcelina.org

 

|