Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Unidades Básicas realizam coletas de medicamentos sem utilização ou vencidos.

Unidades Básicas realizam coletas de medicamentos sem utilização ou vencidos.

O que você faz com os medicamentos vencidos ou que estão sem uso? Joga no lixo ou deixa acumular na caixa de remédios?

Se respondeu que joga no lixo, saiba que essa ação é prejudicial para o Meio Ambiente, pode contamina-lo quimicamente, podendo comprometer a saúde da população do entorno.

O que fazer, então?

Para os três casos citados, a solução é a mesma: entregar o medicamento em uma unidade de saúde para o descarte correto.

Na zona leste da cidade de São Paulo, as Unidades gerenciadas pela APS Santa Marcelina, desde 2010,  recebem medicamentos vencidos ou sem uso entregues pela comunidade e colaboradores. A farmácia é o setor responsável por separar embalagens e bulas para reciclagem, recipientes e medicamentos para incineração feita por uma empresa especializada.

Entre 2011 e 2016, as Unidades da APS receberam quase 25 toneladas de medicamentos, o que tem reforçado as ações de conscientização com os usuários. Atualmente, os serviços de saúde da APS contam com cartazes e informativos sobre a coleta de medicamento e descarte correto de outros insumos como seringas e agulhas sem uso. A coleta e descartes desses itens fazem parte das ações do PGRSS- Programa de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde, presentes nos serviços. Já nas Unidades com ESF, a comunidade conta o PAVS- que desenvolve atividades ambientais que reforçam práticas sustentáveis sendo o descarte adequado de resíduos, uma delas.

Para contribuir com o meio ambiente, o usuário dever ir a UBS mais próxima de sua residência, verificar se ela é um ponto de coleta e entregar o medicamento na Farmácia da Unidade. Não é preciso levar a receita e nem esperar o medicamento vencer, basta não ter mais utilidade. Outra ação importante é para o usuário, insulinodependente, e que precisam desprezar seringas, agulhas, lancetas (perfurador da pele), pois estes itens precisam de cuidados na hora de descartar. E para isso, devem ser acondicionadas em recipientes rígidos pequenos como caixa de perfuro cortante- distribuídas pela Unidade ao usuário insulinodependentes, garrafas pets ou lata de leite em pó para evitar a contaminação, durante o transporte e ser entregue na UBS para que seja feito o descarte correto destes resíduos.

“O descarte correto é uma simples atitudes, que o usuário pode ajudar a diminuir a contaminação do meio ambiente e evita o aparecimento de doenças causadas pela exposição desses resíduos.”, reforça o coordenador de saúde e meio ambiente da APS Santa Marcelina, Paulo Valverde.

Sem comentários

Deixe uma resposta